A mais charmosa praia do litoral, Barra Grande do Piauí tem pousadas estilo rústico-chique e diversidade na gastronomia.

 

Um dos novos points do turismo brasileiro e internacional, Barra Grande Piauí vem sendo muito comentada na mídia e, consequentemente, atraindo muitos turistas que buscam sossego, esporte, boa gastronomia e pousadas charmosas.

Sobre

O nome Barra Grande é devido ao formato da praia, que é estuário o Rio Camurupim. Uma coroa de areia, visível somente durante a maré seca, separa as águas e estende-se cerca de 100 metros mar adentro. Essa visão é imperceptível na maré cheia, quando as águas chegam até poucos metros dos bares de praia, tornando Barra Grande um local de paisagem mutável ao longo do dia.

Chamada de “nova-Jeri” por muitos piauienses, devido ao estilo rústico que a vila vem adquirindo, Barra Grande foi descoberta inicialmente por estrangeiros, que chegaram no pequeno vilarejo de pescadores e foram recebidos com muita hospitalidade pela população local. Os ventos constantes e o mar calmo, propícios para a prática do kitesurf, também foram primordiais para a ascensão da praia.

Hoje, Barra Grande já é ponto de parada obrigatório para quem está na famosa Rota das Emoções, caminho ecológico que liga Jericoacoara aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Delta do rio Parnaíba.

Curiosidade: a praia é designada frequentemente de Barra Grande do Piauí devido à confusão de muitas turistas com outra famosa Barra Grande, a da Bahia.

 


Atenção!


Barra Grande
também recebe tartarugas na época da desova (Fevereiro a Abril). Aqui também é proibido trafegar com veículos na praia! Respeite!

Ajude na campanha S.O.S. Barra Grande Limpa recolhendo seu lixo da praia. A vila agradece!

 

Temporada

Vento Forte de Julho a Janeiro

A mídia brasileira descobriu recentemente o vilarejo, o que aumentou consideravelmente a presença de brasileiros nestas bandas em férias e feriados prolongados. A divulgação do kitesurf também tem contribuído para a chegada de pessoas interessadas em aprender a modalidade, já que a praia tem condições perfeitas para o aprendizado.

  • Aos velejadores experientes, a praia também proporciona boas condições para a prática de manobras Freestyle, principalmente na Lagoa do Mangue. 

Para os que preferem uma barraca com sombra e um mar tranquilo para crianças, Barra Grande também é uma boa opção. Diversas opções de barracas de praia oferecem conforto para o turista e o mar também é convidativo para o banho. A maré varia bastante ao longo do dia, sendo que na maré baixa é possível caminhar sentido mar e observar peixes e conchas.

 

 

Como chegar

Como chegar em Barra Grande


Pela estrada BR-402 (Parnaíba - Chaval), pegue a entrada para Barra Grande e Cajueiro da Praia, perto do vilarejo de Camurupim. A partir desta estrada, você tem duas opções: a mais curta é pela estrada que leva diretamente a Barra Grande (entre à esquerda na placa indicativa - 14 km); a outra maneira é seguir até Cajueiro da Praia (12 km) e de lá pela estrada de paralelepípedo para Barra Grande (8 km na beira da praia, mais agradável).

 

O que Fazer

O que fazer em Barra Grande


Durante o dia:

O mais indicado é almoçar ou beliscar em uma das barracas de praia, apreciando a vista do mar. Há alguns restaurantes na praça da Igreja e na rua Principal que abrem neste período também.

Durante a noite:

Ir ao centro noturno de Barra Grande. Não é o centro da vila propriamente dito, mas a área de restaurantes, bares e lojas charmosos, que abrem nos finais de tarde. Não faltam opções para escolher para jantar ou tomar um drink! Caso vá na baixa temporada (após o Carnaval, até o final de Maio), previna-se: a maioria dos estabelecimentos estará fechada durante a semana.

Passeios


Passeio do Cavalo Marinho e Lagoa do Mangue:

Passeio feito pela Associação dos Condutores de Turismo de Barra Grande (Barratur) em um barco pelo mangue passando até o estuário do Cavalo Marinho.

Coroa de Iemanjá:

Na maré baixa, é possível caminhar mar adentro para a Coroa de Iemanjá, uma faixa de areia exposta. Esta formação de pedras em forma de coroa só aparece com a descida da maré e proporciona uma  vista especial de Barra Grande.

Esportes

Esportes


Kitesurf:

para os já experientes ou iniciantes, há diversas escolas e as condições perfeitas para velejar ou aprender. Se tiver pelo menos 5 dias de estadia em Barra Grande, não deixe de fazer o curso (você vai se arrepender de não ter feito no final da viagem).

 

  • Não deixe de velejar na boca do Mangue (lagoa). É possível agendar uma carroça para te levar ou buscar, caso não queira fazer 1 hora de caminhada ou 20 minutos de downwind.
  • Agende com um grupo para descer até as praias de Luís Correia. Para a volta, atenção: não há ônibus ligando as cidades, portanto é sempre necessário um carro de apoio para busca-los no ponto final do downwind.

SUP (Stand-up paddle) e Caiaque:

Sem vento, é possível alugar uma prancha ou caiaque e praticar no mar. Se estiver ventando, o mais indicado seria fazer um passeio no mangue.

Caminhadas:

É possível percorrer a praia toda a pé, preferencialmente na maré baixa, quando fica mais firme. À esquerda do vilarejo (sentido oeste), a caminhada leva até a ponta da praia, de onde é possível avistar a praia de Macapá, passando pelo mangue e a lagoa. À direita do vilarejo (sentido leste), fica a praia da Barrinha, uma caminhada solitária pela parte da praia quase deserta.

 

Arte & Cultura

Arte & Cultura

Encontre artistas e locais de pontos culturais em Barra Grande.
Casas de aluguel em Barra Grande Piaui

Casas de aluguel em Barra Grande Piaui

Casas de aluguel para uma estadia confortável em Barra Grande
Hotéis & Pousadas em Barra Grande PI

Hotéis & Pousadas em Barra Grande PI

Ótimas opções para sua hospedagem em Barra Grande do Piauí
Kitesurf em Barra Grande Piauí

Kitesurf em Barra Grande Piauí

Os melhores lugares para velejar e praticar kitesurf em Barra Grande do Piaui.
Restaurantes em Barra Grande-PI

Restaurantes em Barra Grande-PI

Encontre os melhores restaurantes para comer durante sua estadia em Barra Grande.
Salvar
thumb_20160420_154909

Associação de Condutores de Turismo de Barra Grande. a associação, formada por filhos de pescadores com a ajuda da CARE Internacional, é a principal associação de ...

Salvar
thumb_cavalo-marinho

Passeio até o santuário do cavalo marinho em Barra Grande Piauí.

Começa com saída em charrete de seu hotel. Quando chegar no mangue o passeio continua em uma canoa de pescador. Seguindo p...

Salvar
thumb_IMG_3197

Se você não quer ficar longe do movimento e gosta de mostrar suas habilidades no kite, a Área Central em Barra Grande é perf...

Praias mais acessadas

A praia mais charmosa Piauiense, Barra Grande, tem pousadas estilo rústico-chique e diversidade na gastronomia.

Barra Grande Piauí

A praia mais urbanizada do estado, perfeita para quem procura infraestrutura de praia com acessibilidade.

Atalaia

O maior rio com foz em delta das américas. o Delta do rio Parnaíba conta com dunas entre manguezais.

Delta do Rio Parnaíba

Única praia da cidade de Parnaíba, famosa pelo pôr-do-sol e point dos surfistas no estado.

Pedra do Sal