Sobre

Uma vila perdida no tempo: vento, dunas, lagoas e a foz do Rio Camurupim em encontro com mangue formam o cenário destas praias de rio e mar.

 

A última praia de Luís Correia é um atrativo à parte. De um lado o mar e do outro o Rio Camurupim, que forma uma lagoa na saída do mangue, dividindo a paisagem com a praia de Barra Grande, do município vizinho de Cajueiro da Praia. Na maré baixa os bancos de areia parecem dunas conectadas pela água. Uma paisagem bucólica, perfeita para se conectar com a natureza praticando esportes como pesca esportiva, caiaque, SUP e, principalmente, Kitesurf.

 

Natureza Selvagem & Turismo

As mudanças no clima vem castigando a paisagem da praia do Macapá nos últimos anos.  As correntes marítimas foram alteradas e o mar avançou sobre a vila, o que causou a destruição da estrada de acesso, além de casas, bares e pousadas que estavam próximos ao mar. Com suas paisagens mutantes é considerado um paraíso da natureza, mas a chance de que não exista mais com o passar dos anos é grande. Não deixe de ir conhecer e se encantar!

Mesmo com o avanço do mar, os empreendimentos turísticos não deixam de aparecer na região. Bares de praia e pousadas, principalmente voltados para o público do kitesurf, estão sendo inaugurados e o movimento de velejadores buscando tranquilidade e preços mais em conta vem crescendo consideravelmente.

Além de algumas pousadas simples, a praia tem também casas de veraneio para aluguel, mas as maiores opções estão em Maramar (a praia de mar). As duas praias estão separadas por uma curta caminhada a beira da praia ou pela estrada pavimentada.

Como chegar

Como chegar em Macapá


As praias do Maramar e Macapá ficam a 25 km do centro de Luís Correia e o acesso é feito pela mesma estrada, a partir da PI-116. Seguindo reto na estrada, o ponto final é a vila de Macapá.

 

O que fazer

O que fazer no Macapá


Durante o dia:

Aproveite a tranquilidade dos bares na beira da lagoa para provar os frutos do mangue, como caranguejo e ostras. A lagoa é tranquila e perfeita para tomar um banho nas águas calmas. Com tantas atividades esportivas, também é interessante escolher uma modalidade para ter mais contato com a bela natureza do local.

Durante a noite:

Não há agito na noite do Macapá. Prepare-se para ter que deixar a praia durante a noite se quiser jantar em algum lugar diferente.

 

Passeios


Pesca esportiva:

Converse com um pescador local para marcar um período de pesca no mangue e conhecer as técnicas locais de pesca com linha. Com sorte, é possível pescar grandes robalos.

Travessia até Barra Grande:

A proximidade com a vizinha Barra Grande só existe se for atravessar pelo rio Camurupim, pois pela estrada são cerca de 45 km de distância. Converse com um pescador e agende uma travessia de canoa ou barco.

  • Não há agências de turismo para agendamento de passeios no Macapá-Maramar. A solução é conversar com os pescadores locais ou nos estabelecimentos comerciais.

Esportes


Kitesurf:

O vento sopra forte nesta área, um dos melhores spots para velejo do litoral. Na maré baixa, formam-se caminhos de água do mar entre os bancos de areia, que dão acesso à lagoa do mangue, área perfeita para prática de freestyle.

  • Muitos kitesurfistas chegam até aqui de um rápido downwind de Barra Grande. Dá pra passar o dia velejando na lagoa e retornar a tarde, seja em upwind (entre 30 minutos e 1 hora, dependendo do seu condicionamento) ou de charrete (reservas para esse serviço somente em Barra Grande).

Com a crescente demanda de kitesurfistas, já se encontram escolas e infraestrutura para atender aos esportistas.

SUP (Stand-up Paddle) e caiaque:

Pela proximidade com o mangue e as  águas calmas, também é local ideal para a prática de SUP ou caiaque. Cheque com as escolas de kitesurf a possibilidade de alugar equipamentos.

Caminhada:

A caminhada entre as praias do Macapá e Maramar é leve e com um visual indescritível.

 

Salvar
thumb_IMG_7647

No trajeto pela estrada que leva ao Maramar e Macapá, vale a pena seguir até o fim da estrada que dá na lagoa do Macapá. A parte final da estrada ...

Salvar
thumb_IMG_7638

A praia de Macapá é outra opção de kitespot na área do mangue. Localizada na foz do...

Menu

Caminho rápido para:

Praias mais acessadas

A praia mais charmosa Piauiense, Barra Grande, tem pousadas estilo rústico-chique e diversidade na gastronomia.

Barra Grande Piauí

A praia mais urbanizada do estado, perfeita para quem procura infraestrutura de praia com acessibilidade.

Atalaia

O maior rio com foz em delta das américas. o Delta do rio Parnaíba conta com dunas entre manguezais.

Delta do Rio Parnaíba

Única praia da cidade de Parnaíba, famosa pelo pôr-do-sol e point dos surfistas no estado.

Pedra do Sal