Sobre

Única praia da cidade de Parnaíba, famosa pelo pôr-do-sol e point dos surfistas no estado.

A praia da Pedra do Sal é a única praia situada no município de Parnaíba. Está localizada a 15km do centro da cidade, na Ilha Grande de Santa Isabel, uma ilha fluvial do Delta do Rio Parnaíba.

O nome Pedra do Sal vem do acúmulo de sal do mar nas formações rochosas graníticas. A praia também é conhecida por Pedral, apelido dado pelos nativos.

Na antiguidade, segundo estudiosos, a Pedra do Sal era visitada por navegadores fenícios que utilizavam o local para experimentos astronômicos. A lenda diz que os imensos blocos de pedras que dividem a praia escondem tesouros deixados por estes navegadores. Hoje, ao lado deste suposto esconderijo, o local abriga o farol, ponto perfeito para conferir o belíssimo pôr do sol, principalmente nos meses entre Março e Julho, quando se põe no mar.

Natureza e Sustentabilidade

São 8 km de praia cercadas de dunas, lagoas e carnaúbas. A areia é branca e fina. Dois rios limitam a praia: o Canárias e o Igaraçu. Aqui fica o Parque Eólico Pedra do Sal: o mais antigo do estado do Piauí, possui diversas torres de geração de energia eólica. Ass turbinas eólicas complementam a paisagem, lembrando que o vento sempre sopra forte por aqui. Um belo contraste da natureza com a tecnologia, de forma sustentável.

O mar bravo na área mais movimentada da praia (o lado direito) é conhecido por ser o melhor ponto para surf no pequeno litoral piauiense. As ondas batendo nas pedras criam um espetáculo da natureza e vêm transformando a paisagem da praia com o passar dos anos. Mas a praia também tem seu espaço mais tranquilo, à esquerda das pedras e do farol, com água mais calma para o banho.

Para a prática de kitesurf, é recomendado o lado esquerdo, onde a direção do vento e as condições da maré são mais propícias para a prática. O downwind originado da Pedra do Sal leva os kitesurfistas a experiências incríveis já no famoso Delta do Parnaíba.

Como Chegar

Como chegar?


A partir de Parnaíba, dirija-se ao centro da cidade e passe pela ponte sobre o Rio Parnaíba, que leva a Ilha Grande. Na bifurcação, entre à direita. Caso entre à esquerda, você vai em direção ao Porto do Tatus, mas também há outra estrada que chega na Pedra do Sal. Siga as placas ou informe-se nas pequenas vilas no meio do caminho.

  • Ônibus regulares fazem o trajeto Parnaíba - Pedra do Sal. Informe-se no centro de Parnaíba, próximo à ponte sobre o Rio Parnaíba.

O que fazer

O que fazer?


Durante o dia:

A infraestrutura da praia conta com alguns quiosques simples em frente à praia, que funcionam somente durante o dia e principalmente aos finais de semana. A acomodação é feita principalmente em casas de aluguel ou pousadas familiares.

  • Atenção: durante a semana muitos bares fecham, mas quase sempre é possível encontrar uma barraca aberta.

Durante a noite:

Não há opções durante a noite. O mais indicado é se hospedar em algum hotel ou pousada em Parnaíba, caso esteja procurando um pouco de agitação noturna, inexistente na vila.

  • A área do Porto das Barcas - próximo a ponte sobre o Rio Parnaíba - é uma opção frequente dos turistas em Parnaíba em busca de alguma vida noturna.

Esportes

Esportes


Surfe:

A melhor praia do Piauí para os praticantes de surfe. Consulte a tábua de marés e previsão de ondas antes de ir à praia. Atenção: não há escolas de surfe nem locais para aluguel de pranchas. Leve sua prancha e boas ondas!

Kitesurf:

Assim como em todas as praias do litoral, o vento sopra forte na Pedra do Sal. Mas não há escolas por aqui, portanto somente kitesurfistas mais experientes e com seu próprio equipamento. A área de ondas (lado direito) não é recomendada para o kite.

Caminhada ou corrida:

Junto à estrada que leva ao Parque Eólico, há um calçadão que facilita a caminhada ou corrida na orla da praia.

Salvar
thumb_IMG_3866

Famosa por ser o melhor (e único) surfspot no Piauí, a praia da Pedra do Sal é também perfeita para o kitesurf. Você deve apenas ...

Salvar

O parque mais antigo do litoral, o Parque Eólico da Pedra do Sal, vem se expandindo nos últimos anos devido aos bons ventos para a geração de energia.

  • Não é permitid...

Menu

Caminho rápido para:

Praias mais acessadas

A praia mais charmosa Piauiense, Barra Grande, tem pousadas estilo rústico-chique e diversidade na gastronomia.

Barra Grande Piauí

A praia mais urbanizada do estado, perfeita para quem procura infraestrutura de praia com acessibilidade.

Atalaia

O maior rio com foz em delta das américas. o Delta do rio Parnaíba conta com dunas entre manguezais.

Delta do Rio Parnaíba

Única praia da cidade de Parnaíba, famosa pelo pôr-do-sol e point dos surfistas no estado.

Pedra do Sal